Iniciação Tecnológica- Carrinho de Ratoeira - Grupo: Grupo 7 | NOTA |
1ª Parte
Nome | Número | Série e Turma |
Amanda Caroline | 03 | 2ºD |
Jennyfer Martins Grandchamp | 14 | 2ºD |
João Pedro | 15 | 2ºD |
Nathália Chacon | 24 | 2ºD |
Thalita Andrade | 31 | 2ºD |
Fabiulla Brito | 41 | 2ºD |
1>Objetivo do Trabalho: O objetivo do carrinho de ratoeira é desenvolver métodos eficazes de transformação de energia potencial |
2>Descrever os Materiais Utilizados na construção do Carrinho. (Todos os Materiais) Peças de lego, cd, ratoeira, madeira para fazer a roda da frente do carrinho, borracha, arame, câmara de ar, fita isolante, barbante, engrenagem plástica, eixo e trava. |
3>Descreva em 8 passos a construção do carrinho. 1º passo: pegue peças de lego, e comece montando a parte da frente do carrinho, encaixando-as umas as outras, com travas de lego. 2º passo: após isso, monte a parte de trás, com o mesmo objetivo 3º passo: após montar a parte da frente e de trás, ajuntem elas com peças de lego, daquelas grandes, que possuem vários buraquinhos. 4º passo: o nosso projeto de carrinho possui 3 rodas. Uma de madeira, que ficara na frente, e duas de cd na parte de trás. 5º passo: após fazer a roda de madeira e pegar os dois CDs, coloque as rodas no eixo. Obs. No 4 e 5 passo as rodas são apenas representativas. No passo 7 e 8 terá as rodas reais. 6º passo: colocando as rodas no eixo, você ira encaixar elas no carrinho agora. Na parte de trás, para colocar as rodas de Cd você ira utilizar engrenagem plástica, e na parte da frente, travas. 7º passo: após encaixar as rodas no carrinho, iremos alinhá-las, envolvendo as rodas de cd com fita isolante. Obs. Não possuímos uma foto do carrinho sem a ratoeira. Por isto estamos utilizando está foto. 8º passo: e para finalizar, encaixar a ratoeira no carrinho. E para fixa lá bem, utilize arame, para não soltar a ratoeira. |
4>Desenhe o Carrinho e indique as forças existentes sobre ele (Justifique a existência de cada uma delas). Tração: a força que o fio exerce no eixo da roda. Atrito: a força que o chão exerce na roda. Velocidade: carrinho andando. Aceleração: durante todo o momento que o carrinho estiver em movimento. Energia Potencial Elástica: a mola da ratoeira. |
2ª Parte
5> Quantos projetos foram feitos antes do definitivo: (Faça um histórico dos mesmos) (No caso de ser a primeiro e único, Justifique o porquê de não ter tentado uma evolução no projeto) Foram feitos dois projetos, o definitivo e mais um. As mudanças de um para o outro é o tamanho das rodas e do carrinho. |
6> Liste Problemas Ocorridos no Carrinho e a solução que o grupo utilizou para o mesmo (Faça em forma de tabela com duas colunas).
|
7> Para o Carrinho determine algumas grandezas físicas.
Massa | Peso | Comprimento | Largura |
1,568 N |
8> Faça 5 testes com o carrinho, anote na tabela os dados encontrados:
Grandezas | 1o teste | 2o teste | 3o teste | 4o teste | 5o teste |
Ds | 2m | 3m | 3m | 2m | 3m |
Dt | 4s | 3s | 2,72s | 2,75s | 3s |
Vm | 0,5 m/s | 1m/s | 0,9m/s | 1,3m/s | 1m/s |
Ec(m) | 0,02J | 0,08J | 0,06J | 0,13J | 0,08J |
Pot(m) | 0,00006 HP | 0,00003 HP | 0,00002 HP | 0,00006HP | 0,00003 HP |
9> Utilize este espaço para os cálculos: Ec=m.v²/2 Pot= Ec/ Δt J para HP = pot em J/746 1º teste Ec=0, 160.0,25/2 Ec=0,02 J Pot=0,02/4 Pot=0, 005 Pot=0, 00006 HP 2º teste Ec=0, 160.1/2 Ec= 0, 008 J Pot=0,08/3 Pot=0, 00003 HP 3º teste Ec=0,160.0,81/2 Ec=0,06 J Pot=0,06/2,72 Pot=0, 022 Pot= 0, 00002 HP 4º teste Ec=0,160.1,69/2 Ec= 0,13 Pot= 0,13/2,75 Pot= 0, 047 Pot= 0, 00006 HP 5º teste Ec= 0,160.1/2 Ec=0,08 Pot= 0,08/3 Pot= 0,026 Pot= 0,00003 HP |
4ª Parte (na escola)
10> Determine os valores médios de cada teste realizado na 3a Parte.
Ds | Dt | Vm | Ec(m) | Pot(m) |
26m | 3,09s | 0,94m/s | 0,074J | 0,00004 HP |
11> Faça uma estimativa do desempenho do seu carrinho para o dia da competição. Foi postado no dia 26/09/2010. |
12> Você pretende fazer modificações no carrinho para o dia da competição? Quais? Não houve nenhuma modificação. |
13> Conclusão Final: Com este trabalho, concluímos que a ratoeira não serve apenas para pegar ratos, serve também para aprendermos na prática às grandezas físicas e tudo aquilo que aprendemos na sala de aula. Com um instrumento diferente, da qual não imaginávamos que faria um carrinho se mover. Usando as forças de tração, atrito, velocidade, aceleração, energia potencial elástica, entre outras. Com o objetivo, de o carrinho andar No primeiro teste ocorrido na escola, fizemos Aprendemos com isso que as coisas mais simples podem nos ensinar muito, como o caso da ratoeira. Utilizando os materiais do item 2, de acordo com os passos do item 3. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário