sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Relatório - Carrinho de Ratoeira-

Iniciação Tecnológica- Carrinho de Ratoeira -
Grupo: Grupo 7

NOTA


1ª Parte

Nome
Número
Série e Turma
Amanda Caroline
03
2ºD
Jennyfer Martins Grandchamp
14
2ºD
João Pedro
15
2ºD
Nathália Chacon
24
2ºD
Thalita Andrade
31
2ºD
Fabiulla Brito
41
2ºD

1>Objetivo do Trabalho:

O objetivo do carrinho de ratoeira é desenvolver métodos eficazes de transformação de energia potencial em cinética. Usando uma ratoeira de propulsão.

2>Descrever os Materiais Utilizados na construção do Carrinho. (Todos os Materiais)

Peças de lego, cd, ratoeira, madeira para fazer a roda da frente do carrinho, borracha, arame, câmara de ar, fita isolante, barbante, engrenagem plástica, eixo e trava.



3>Descreva em 8 passos a construção do carrinho.

1º passo: pegue peças de lego, e comece montando a parte da frente do carrinho, encaixando-as umas as outras, com travas de lego.



2º passo: após isso, monte a parte de trás, com o mesmo objetivo



3º passo: após montar a parte da frente e de trás, ajuntem elas com peças de lego, daquelas grandes, que possuem vários buraquinhos.


4º passo: o nosso projeto de carrinho possui 3 rodas.
Uma de madeira, que ficara na frente, e duas de cd na parte de trás.



   

 5º passo: após fazer a roda de madeira e pegar os dois CDs, coloque as rodas no eixo.


Obs. No 4 e 5 passo as rodas são apenas representativas. No passo 7 e 8 terá as rodas reais.


6º passo: colocando as rodas no eixo, você ira encaixar elas no carrinho agora.
Na parte de trás, para colocar as rodas de Cd você ira utilizar engrenagem plástica, e na parte da frente, travas.





7º passo: após encaixar as rodas no carrinho, iremos alinhá-las, envolvendo as rodas de cd com fita isolante.


Obs. Não possuímos uma foto do carrinho sem a ratoeira. Por isto estamos utilizando está foto.

8º passo: e para finalizar, encaixar a ratoeira no carrinho. E para fixa lá bem, utilize arame, para não soltar a ratoeira.




4>Desenhe o Carrinho e indique as forças existentes sobre ele (Justifique a existência de cada uma delas).

Tração: a força que o fio exerce no eixo da roda.
Atrito: a força que o chão exerce na roda.
Velocidade: carrinho andando.
Aceleração: durante todo o momento que o carrinho estiver em movimento.
Energia Potencial Elástica: a mola da ratoeira.





2ª Parte

5> Quantos projetos foram feitos antes do definitivo: (Faça um histórico dos mesmos) (No caso de ser a primeiro e único, Justifique o porquê de não ter tentado uma evolução no projeto)

Foram feitos dois projetos, o definitivo e mais um. As mudanças de um para o outro é o tamanho das rodas e do carrinho.





6> Liste Problemas Ocorridos no Carrinho e a solução que o grupo utilizou para o mesmo (Faça em forma de tabela com duas colunas).



Problemas
Soluções
Andando torto
Alinhamento das rodas
Roda girando, mas não saia do lugar
Envolver as rodas com fita isolante, para causar mais atrito
Ratoeira escapando
Travar com arame

 3ª Parte (na escola)

7> Para o Carrinho determine algumas grandezas físicas.

Massa

Peso
Comprimento
Largura
0,160 g
1,568 N
26 cm
13,5 cm


8> Faça 5 testes com o carrinho, anote na tabela os dados encontrados:

Grandezas
1o teste
2o teste
3o teste
4o teste
5o teste
Ds
2m
3m
3m
2m
3m
Dt
4s
3s
2,72s
2,75s
3s
Vm
0,5 m/s
1m/s
0,9m/s
1,3m/s
1m/s
Ec(m)
0,02J
0,08J
0,06J
0,13J
0,08J
Pot(m)
0,00006 HP
0,00003 HP
0,00002 HP
0,00006HP
0,00003 HP


9> Utilize este espaço para os cálculos:

Ec=m.v²/2
Pot= Ec/ Δt
J para HP = pot em J/746

1º teste    
Ec=0, 160.0,25/2
Ec=0,02 J

Pot=0,02/4
Pot=0, 005
Pot=0, 00006 HP

2º teste
Ec=0, 160.1/2
Ec= 0, 008 J

Pot=0,08/3
Pot=0, 00003 HP

3º teste
Ec=0,160.0,81/2
Ec=0,06 J

Pot=0,06/2,72
Pot=0, 022
Pot= 0, 00002 HP

4º teste
Ec=0,160.1,69/2
Ec= 0,13

Pot= 0,13/2,75
Pot= 0, 047
Pot= 0, 00006 HP


5º teste
Ec= 0,160.1/2
Ec=0,08

Pot= 0,08/3
Pot= 0,026
Pot= 0,00003 HP


4ª Parte (na escola)

10> Determine os valores médios de cada teste realizado na 3a Parte.

Ds

Dt
Vm
Ec(m)
Pot(m)
26m
3,09s
0,94m/s
0,074J
0,00004 HP


11> Faça uma estimativa do desempenho do seu carrinho para o dia da competição.

Foi postado no dia 26/09/2010.


12> Você pretende fazer modificações no carrinho para o dia da competição? Quais?

Não houve nenhuma modificação.


13> Conclusão Final:

Com este trabalho, concluímos que a ratoeira não serve apenas para pegar ratos, serve também para aprendermos na prática às grandezas físicas e tudo aquilo que aprendemos na sala de aula. Com um instrumento diferente, da qual não imaginávamos que faria um carrinho se mover.
Usando as forças de tração, atrito, velocidade, aceleração, energia potencial elástica, entre outras.
Com o objetivo, de o carrinho andar 3 m em linha reta, da qual aquele que andasse mais rápido seria o vencedor.
No primeiro teste ocorrido na escola, fizemos 2 m, já na Pole Day tivemos um empenho melhor, da qual ficamos muito satisfeitos, andando os 3 m em 2,10 s.
Aprendemos com isso que as coisas mais simples podem nos ensinar muito, como o caso da ratoeira.
Utilizando os materiais do item 2, de acordo com os passos do item 3.


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