sábado, 9 de outubro de 2010

Questão 09/10

Nobel de Física



Charles Kuen Kao (Xangai, 4 de novembro de 1933) é um físico chinês.É um dos pioneiros na óptica de fibras de vidro, trabalho pelo qual recebeu o Nobel de Física de 2009.Estudou na Inglaterra, com doutorado em 1965 no Imperial College London. Em seguida trabalhou no Standard Telecommunication Laboratories da International Telephone and Telegraph (ITT), em Harlow, onde foi diretor de engenharia. Lá trabalhou com George Hockham na área de telecomunicação via fibras de vidro, transmitindo pela primeira vez dados em forma de sinais de luz. Constatou que a maior causa de perda de informação não ocorre por problemas eletrônicos, mas sim por impurezas nas fibras de vidro.Foi posteriormente vice-reitor da Universidade Chinesa de Hong Kong, aposentando-se em 1996.






Hendrik Antoon Lorentz (Arnhem, 18 de julho de 1853Haarlem, 4 de fevereiro de1928) foi um físico neerlandês que recebeu em 1902 o Nobel de Física por seu trabalho sobre as radiações eletromagnéticas. A maior parte de seus trabalhos envolveu o eletromagnetismo. Deixou seu nome às transformações de Lorentz, que formam a base da teoria da relatividade restrita de Einstein.
Estudou em
Leiden onde, em 1878, foi investido do cargo de professor de física e matemática. Em 1912, passou a dirigir o Instituto Tayler, em Haarlem. Como professor honorário em Leiden, proferia conferências semanais sobre física moderna. Foi chefe do Comitê de Cooperação Intelectual instituído pela Liga das Nações. Em 1875 publicou seu primeiro trabalho, onde estuda a reflexão e refração da luz por dielétricos e metais. Em 1880, Lorentz realiza a primeira aplicação da teoria eletromagnética de Maxwell a um meio constituído por moléculas isoladas. Tratava-se de um trabalho sobre a relação entre a densidade do meio e o índice de refração.
Lorentz foi o primeiro a dar uma explicação efeito
Zeeman e a predizer efeitos de polarização (que só posteriormente foi verificado na prática). O núcleo de suas investigações, no entanto, consistiu na procura de uma teoria que englobasse, em uma estrutura consistente, os fenômenos elétricos, magnéticos e luminosos, supondo como meio físico o éter em repouso, onde elétrons moviam-se ou não (relativamente a ele). Essa teoria conseguiu explicar inúmeros fenômenos mas chocou-se com o resultado negativo da experiência de Michelson-Morley, que indicava, como explicação mais plausível, o abandono da hipótese do éter.
Tentando superar essa dificuldade, Lorentz introduziu, em
1895, a concepção de tempo local que, como observou o físico Joseph Larmor, associava-se à chamada contração de Fitzgerald. Desenvolvendo seu trabalho, chegou em 1904 às transformações de Lorentz, que desempenham um papel fundamental na teoria especial da relatividade, criada por Einstein no ano seguinte.
Recebeu em
1902, junto com Pieter Zeeman, o Nobel de física por seus trabalhos a respeito da influência do campo magnético sobre as radiações. Seu trabalho compreendeu ainda uma série de investigações nos campos da termodinâmica e da teoria da gravitação.
Foi presidente das cinco primeiras
Conferências de Solvay.

Referência:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Kao
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hendrik_Lorentz


Comentário do grupo :
O Nobel de física foi uma vontade de um químico, Alfred Nobel, que foi criada pela Fundação Nobel.Da qual, são laureados físicos que descobriram ou fizeram pesquisas inovadoras que se destacou na física.
É um prêmio atribuído anualmente pelos membros da Academia Real das Ciências da Suécia.
Foi o ocorrido com os físicos Charles Kao e Hendrik Lorentz, por grandes descobertas e pesquisas, receberam o prêmio.
E segundo a Fundação Nobel, as descobertas premiadas no ano de 2009 que foi o caso de Charles Kao, foi inovações praticas para a sociedade e seu cotidiano.
Charles Kao, fez pesquisas que uma fibra de vidro totalmente puro era capaz de transmitir informações por meios ópticos a longa distância.
Hendrik Lorentz, por pesquisas sobre radiação eletromagnética que é um campo elétrico e um magnético,
que se movimentam um em direção ao outro e à direção da propagação de energia. É classificada de acordo com a frenquência das ondas, que é o caso de micro-ondas, rádios, radiação ultravioleta e radiação infravermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário