O conhecimento experimentado nas últimas décadas é tão expressivo que nem o professor e tampouco o aluno são capazes de adquiri-lo ou gerenciá-lo nos moldes tradicionais. No ensino superior, um dos problemas a ser resolvido reside na atitude passiva com que os alunos recebem o conhecimento de seus professores. Na sala de aula, a interface professor-aluno é mantida por um planejamento de ensino que privilegia a simples transmissão de conhecimentos. A utilização de algumas tecnologias, onde se destaca o computador, vem permitindo que o processo de ensino-aprendizagem sofra sensíveis transformações. O computador, deixando o estigma de calculadora sofisticada, começa a ser empregado na construção do conhecimento. Procurando discutir essa questão, este trabalho analisa, em termos de recursos, exigências e limitações, como o computador pode contribuir para melhorar o processo de ensino-aprendizagem na educação em engenharia. Conhecimentos resultantes dessa análise foram reunidos na criação de um ambiente de aprendizagem na Web, desenvolvido através do software WebCT e tendo como domínio de aplicação a disciplina SEM-387 "Planejamento e Controle da Produção I", do curso de Engenharia de Produção da EESC-USP. Melhorar o processo de ensino-aprendizagem não é um atributo inerente ao computador, mas uma conseqüência que está vinculada ao modo como ele é utilizado.
Referência:http://www.idesa.com.br/require/galerias/foto.php?gal=2162&cod_g=1
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-29032001-151920/pt-br.php
Na quinta-feira dia 14 de outubro palestra com o prof. Dr. Arnaldo Dal Pino Jr (ITA)com o tema: Alguns personagens que fizeram a história da Mecânica Quântica.
Obs: não foi presenciada a palestra inteira
A mecânica quântica é a teoria física que obtém sucesso no estudo dos sistemas físicos cujas dimensões são próximas ou abaixo da escala atômica, tais como moléculas, átomos, elétrons,prótons e de outras partículas subatômicas, muito embora também possa descrever fenômenos macroscópicos em diversos casos. A Mecânica Quântica é um ramo fundamental da física com vasta aplicação. A teoria quântica fornece descrições precisas para muitos fenômenos previamente inexplicados tais como a radiação de corpo negro e as órbitas estáveis do elétron. Apesar de na maioria dos casos a Mecânica Quântica ser relevante para descrever sistemas microscópicos, os seus efeitos específicos não são somente perceptíveis em tal escala. Por exemplo, a explicação de fenômenos macroscópicos como a super fluidez e a supercondutividade só é possível se considerarmos que o comportamento microscópico da matéria é quântico. A quantidade característica da teoria, que determina quando ela é necessária para a descrição de um fenômeno, é a chamadaconstante de Planck, que tem dimensão de momento angular ou, equivalentemente, de ação.
A mecânica quântica recebe esse nome por prever um fenômeno bastante conhecido dos físicos: aquantização. No caso dos estados ligados (por exemplo, um elétron orbitando em torno de um núcleo positivo) a Mecânica Quântica prevê que a energia (do elétron) deve ser quantizada. Este fenômeno é completamente alheio ao que prevê a teoria clássica.
O Gato de Schrödinger é um experimento mental, freqüentemente descrito como um paradoxo, desenvolvido pelo físico austríaco Erwin Schrödinger em 1935. Isso ilustra o que ele observou como o problema da interpretação de Copenhague da mecânica quântica sendo aplicado a objetos do dia-a-dia, no exemplo de um gato que pode estar vivo ou morto, dependendo de um evento aleatório precedente. No curso desse experimento, ele criou o termoVerschränkung.
Referência:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mec%C3%A2nica_qu%C3%A2ntica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gato_de_Schr%C3%B6dinger
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMvKcWxI6-ZF-QSryfj52y92EZb8vok84jS0567qdza1xELyyO76w_8PkvZOsuWLiDOY-2XrxBLuKz03hv3ylXr-snlnRUVQzKAuGVpHKUG4qJKYc6aWujn-MQBGxBG2zZL4gDIvvfbA-G/s320/gato+de+schrodinger.jpg
Na sexta-feira dia 15 de outubro foi a vez do prof. Dr. Laurentino Corrêa de Vasconcellos (Vasco - CTA - ITA). falando sobre Novas Tecnologias.
A mecânica quântica recebe esse nome por prever um fenômeno bastante conhecido dos físicos: aquantização. No caso dos estados ligados (por exemplo, um elétron orbitando em torno de um núcleo positivo) a Mecânica Quântica prevê que a energia (do elétron) deve ser quantizada. Este fenômeno é completamente alheio ao que prevê a teoria clássica.
O Gato de Schrödinger é um experimento mental, freqüentemente descrito como um paradoxo, desenvolvido pelo físico austríaco Erwin Schrödinger em 1935. Isso ilustra o que ele observou como o problema da interpretação de Copenhague da mecânica quântica sendo aplicado a objetos do dia-a-dia, no exemplo de um gato que pode estar vivo ou morto, dependendo de um evento aleatório precedente. No curso desse experimento, ele criou o termoVerschränkung.
Referência:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mec%C3%A2nica_qu%C3%A2ntica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gato_de_Schr%C3%B6dinger
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMvKcWxI6-ZF-QSryfj52y92EZb8vok84jS0567qdza1xELyyO76w_8PkvZOsuWLiDOY-2XrxBLuKz03hv3ylXr-snlnRUVQzKAuGVpHKUG4qJKYc6aWujn-MQBGxBG2zZL4gDIvvfbA-G/s320/gato+de+schrodinger.jpg
Na sexta-feira dia 15 de outubro foi a vez do prof. Dr. Laurentino Corrêa de Vasconcellos (Vasco - CTA - ITA). falando sobre Novas Tecnologias.
Na palestra que ocorreu na última sexta-feira com o Prof. Laurentino Corrêa de Vasconcellos, iniciou a palestra falando sobre civilizações antigas que tinham grandes avanços tecnológicos e mostrou que elas decairam, pois não souberam administrar esses avanços. Citou também sobre algumas áreas como na Física, Medicina, Eng. Nuclear, Matemática, Fisioterapia entre outras, falando sobre grandes avanços nessas áreas.
Comentou sobre o buraco de minhoca, o jeito simples de entender é um verme se encontra na superfície de uma maça, e quer chegar a outra extremidade ao invés de dar a volta pela superfície ele pega um "atalho" atravessando pelo miolo da maça, chegando mais rápido ao outro lado.Na medicina estão pesquisando curas para algumas doenças da qual hoje em dia não tem, mas no futuro terá.
Falou mais afundo sobre inovações na área do transporte, como o avião sem asa, mostrada na imagem acima.
Comentou que temos 16 sentidos mas conhecemos apenas 5 que são os ensinados no colégio, para saber mais sobre os 11 sentidos devemos estudar sobre eles. E falou sobre o 6 sentido que é a sensibilidade dos pêlos que é a condução de eletrecidade atráves deles, sendo aprovado através do Gerador de Van de Graaff.
A palestra foi muito interessante, aprendendo muitas coisas, por exemplo o avião sem asa, da qual muitas pessoas que estavam lá não sabiam que isso já estava sendo planejado.
Referência:http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/imagens/010805070813-clean-era-1.jpg
Comentário do grupo:
Queriamos ter comparecido a todas as palestras, todas foram com assuntos muito interessantes, mais não podemos comparecer em todas, por imprevistos.
O computador é um meio muito utilizado pelos jovens e adultos de hoje em dia, tanto para fazer pesquisas de escolas, como para saber o que acontece no lugar em que vive, ou em outros locais. No Colégio IDESA, por exemplo, pode ser observada a aprendizagem através de computadores em muitas matérias, tanto para o ensino fundamental e médio. Possuindo também o técnico em informática, apenas para o ensino médio. Aprendendo sobre vários programas do computador, no último ano os alunos fazem o TCC (trabalho de conclusão de concurso) que comprovam por meio deste o que aprenderam no curso, e utilizando também matérias do ensino médio, com programas de computador.
A mecânica quântica foi iniciada pelo físico alemão Max Planck que em 1900, ao estudar o corpo negro, que é um corpo que absorve toda a radiação que nele incide: nenhuma (somente em casos específicos) luz o atravessa nem é refletida.Uma das teorias conhecidas da mecânica quântica é a Teoria da Relatividade de Albert Einstein.A teoria é composta por outras duas teorias a Teoria da Relatividade Restrita, que é os fenômenos em relação referenciais inerciais, e a Teoria da Relatividade Geral, que aborda fenômenos do ponto de vista não-inercial, e conhecida como a revolução da mecânica quântica.Apesar de formarem uma teoria, foram estudadas em tempos diferentes, no entanto com o mesmo conhecimento, de que o movimento do Universo não é absoluto, e sim relativo.
E o mistério do gato de Schroedinger que sobreviveu dentro de uma caixa, da qual ja foi explicada na palestra de quinta-feira.
E o mistério do gato de Schroedinger que sobreviveu dentro de uma caixa, da qual ja foi explicada na palestra de quinta-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário