1>Objetivo do Trabalho:
-Construir um telefone de latinha (podendo ser lata ou copos descartáveis), utilizando no mínimo 10 metros de algum fio.
-Passar 20 palavras em 1 minuto
-Aprender na prática o conceito de ondas e acústica.
11> Faça uma descrição longa utilizando conceitos de acústica para descrever o projeto;
Para ter um bom desempenho no telefone de latinha é necessário conhecer as ondas sonoras e acústica, pondo em prática o melhor. Se caso escolher o material errado, as vibrações da corda iram dificultar a interpretação do integrante que está a escuta.
O nosso telefone teve um bom desempenho na voz feminina, a voz do integrante escolhido pode haver mudanças no resultado, cada projeto fica bom com uma certa voz.Outro caso que pode interferir no resultado, é não deixar o fio bem esticado ou então colocar o dedo no fio, pois isso impede que as ondas sonoras percorram para a outra pessoa.
A voz da pessoa, produz ondas sonoras, que dentro do copo faz ocorrer a vibração . A vibração que ocorre é conduzida pelo barbante até a outra pessoa, onde ocorre uma vibração semelhante no outro copo, a qual permite á pessoa do outro lado entender, e escutar o que se fala.
Os conceitos de acústica que ocorre no telefone de latinha são:
Intensidade: permite-nos apontar um som forte de um som fraco, dependendo da intensidade da vibração, quando maior a intensidade mais forte é o som e vice versa.
A intensidade existe de duas maneiras;
· Intensidade Física ou Energética – Chamada de limiar de audibilidade, é a intensidade das ondas acústicas.
· Intensidade Fisiológica ou Nível Sonoro – Grandeza física capaz de calcular a intensidade do som. A grandeza é medida em Bel cujo submúltiplo é o decibel.
Altura: mesmo sem conhecer música, conseguimos diferenciar o som agudo (ou fino), do som grave (ou grosso), a altura serve para diferenciarmos os mesmos. A altura do som depende da freqüência, que é o número de vibrações por segundo. Quanto maior a freqüência mais aguda é o som e vice versa.
Timbre: cada pessoa tem o seu timbre, não existem timbres iguais. Através do timbre podemos diferenciar o som de um instrumento, mesmo sem ver qual o instrumento está sendo utilizado. Isto é, o timbre é uma qualidade que nos permite compreender a diferença entre dois sons da mesma altura e intensidade.
• Som fundamental: quando se percebe a presença de sons tocados numa mesma altura, porém por instrumentos diferentes.
• Sons harmônicos: sons que completam o som fundamental formando o timbre.
• Sons harmônicos: sons que completam o som fundamental formando o timbre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário