Iniciação Tecnológica- Telefone de Latinha -Grupo 4 | NOTA |
1ª Parte
Nome | Número | Série e Turma |
Bruna Marcondes | 06 | 3ºD |
Felipe Migotto | 11 | 3ºD |
Fernanda Rocha | 12 | 3ºD |
Jennyfer Martins | 15 | 3ºD |
Luís Gustavo | 19 | 3ºD |
1>Objetivo do Trabalho: -Construir um telefone de latinha (podendo ser lata ou copos descartáveis), utilizando no mínimo -Passar o maior número de palavras para o outro integrante. -Aprender na prática o conceito de ondas e acústica. |
2>Descrever os Materiais Utilizados na construção do Telefone. (Todos os Materiais) - 2 copos plásticos - 1 lata de Nescau - 1 lata de milho - agulha - tesoura - fita métrica |
3>Descreva em 7 passos a construção do telefone. |
4>Desenhe o Telefone com as duas pessoas e indique os fenômenos ondulatórios que ocorrem. Classifique de forma completa a onda existente. -Mecânica-Longitudinal-Unidimensional Dispersão: A Dispersão é um fenômeno que acontece quando uma onda, resultante da superposição de várias outras entra num meio onde a velocidade de propagação seja diferente para cada uma de suas componentes. Conseqüentemente a forma da função de onda inicial muda, sendo que sua forma é uma função do tempoDifração:É o encurvamento sofrido por uma onda quando esta encontra obstáculos à sua propagação. Esta propriedade das ondas foi de fundamental importância para provar que os raios de uma onda não são retilíneos.Interferência:Interferência representa a superposição de duas ou mais ondas num mesmo ponto. Esta superposição pode ter um caráter de aniquilação, quando as fases não são as mesmas (interferência destrutiva) ou pode ter um caráter de reforço quando as fases combinam (interferência construtiva). |
2ª Parte
5> Quantos projetos foram feitos antes do definitivo: (Faça um histórico dos mesmos) (No caso de ser a primeiro e único, Justifique o porquê de não ter tentado uma evolução no projeto) Foram feitos 3 projetos. 1º projeto: Lata de Nescau, lata de milho, com fio de barbante. 2º projeto: 2 copos plásticos, com linha de costura 3º projeto: 2 copos plásticos, com linha de pipa. O 2º e 3º projeto por serem linhas muito finas, a linha enrolava toda hora, com isso decidimos mudar para o barbante. |
6> Crie uma lista de problemas ocorridos no telefone e a solução que o grupo utilizou para o mesmo (Faça em forma de tabela com duas colunas).
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3ª Parte (na escola)
7> Para o telefone determine algumas grandezas físicas.
Massa da cordinha | Comprimento | Densidade linear | Dimensão da abertura da latinha |
5g | 10m | 0,5g/m | 7,5cm |
Comprimento de onda da voz do aluno escolhido | Freqüência do som emitido pelo aluno | Velocidade do som na cordinha | Número de palavras por minuto |
1,7m | 200 - 400 Hz | X | 21 |
8> Faça 9 testes com o telefone, e anote na tabela observações pertinentes:
Fio | L | Observações |
Nylon | Uma grande dificuldade de interpretação | |
Melhoro, em relação do de | ||
A voz ficava muito baixa | ||
Houve possibilidade de comunicação | ||
Barbante | Fácil interpretação da fala | |
Fácil interpretação da fala | ||
Linha de costura | Houve problema com certas palavras, mais foi possível a comunicação | |
Fácil interpretação da fala | ||
Fácil interpretação da fala |
9> Utilize este espaço para outros comentários de resultados do item anterior: Tanto com o barbante ou com a linha de costura, conseguimos ter uma boa comunicação, era possível se comunicar .No primeiro teste ocorrido na escola, utilizamos a linha de costura, e o resultado foi razoável. Mas por ser muito fino, embaralhava várias vezes, e acabamos mudando para o barbante, e tivemos um bom resultado com ele também. Com o nylon, percebemos que a uma grande dificuldade, não é possível ter comunicação. |
4ª Parte (na escola)
10> Utilize o espaço para colocar as contas do item 7.
massa/comprimento : 5 = 0,5g/m 10
Velocidade do som = 340 = 1,7m Frequência do som 200 |
11> Faça uma descrição longa utilizando conceitos de acústica para descrever o projeto; Intensidade: permite-nos apontar um som forte de um som fraco, dependendo da intensidade da vibração, quando maior a intensidade mais forte é o som e vice versa. A intensidade existe de duas maneiras; · Intensidade Física ou Energética – Chamada de limiar de audibilidade, é a intensidade das ondas acústicas. · Intensidade Fisiológica ou Nível Sonoro – Grandeza física capaz de calcular a intensidade do som. A grandeza é medida em Bel cujo submúltiplo é o decibel. Altura: mesmo sem conhecer música, conseguimos diferenciar o som agudo (ou fino), do som grave (ou grosso), a altura serve para diferenciarmos os mesmos. A altura do som depende da freqüência, que é o número de vibrações por segundo. Quanto maior a freqüência mais aguda é o som e vice versa. Timbre: cada pessoa tem o seu timbre, não existem timbres iguais. Através do timbre podemos diferenciar o som de um instrumento, mesmo sem ver qual o instrumento está sendo utilizado. Isto é, o timbre é uma qualidade que nos permite compreender a diferença entre dois sons da mesma altura e intensidade. • Som fundamental: quando se percebe a presença de sons tocados numa mesma altura, porém por instrumentos diferentes. • Sons harmônicos: sons que completam o som fundamental formando o timbre. |
12> Conclusão Final: Com este trabalho, concluímos que dessa brincadeira de criança, nos faz entender muito mais a Física, os conceitos ondulatórios e acústicos. O telefone não serve apenas para “brincar”, serve também para nos ensinar. Os resultados poderiam ter sido melhores nos testes, e na primeira e segunda etapa da competição, mais a uma grande dificuldade nas frases. Porém ficamos em 3º lugar da sala, conseguindo passar para a próxima fase da competição, sendo entre salas. De acordo com os passos do item 3, é só montar o seu telefone e se diverti, aprendendo. |
Uma de minhas tias ensinou este brinquedo a mim e meus irmãos quando éramos pequenos. Hoje, estou utilizando as dicas aqui descritas (materiais) com uma turma de 3º Ano, Ciclo 1, de uma ETI a qual leciono Orientação e Pesquisa. Obrigado pelas dicas! Espero que tenham tirado boas notas! Abraços!
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